Segundo Congresso da ABRAPEM

A Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM) teve a sua fundação simbólica durante o XXI Congresso da ANPPOM em Uberlândia, em 2011, e sua fundação oficial durante o XXII Congresso da ANPPOM na cidade de João Pessoa, em agosto de 2012. A ABRAPEM nasceu com a missão de fortalecer a produção artística e científica e a representação política da subárea, incentivando a prática da performance, a pesquisa e o ensino da performance musical e atuando como representante dos interesses da subárea junto às agências de fomento à pesquisa e pós-graduação. A Associação cumpre também o propósito de estimular a interação e o intercâmbio transversal entre professores, pesquisadores e profissionais da performance musical, promovendo a troca de experiências e saberes entre os diversos níveis de ensino da performance musical através da promoção de eventos científicos.

Desde a sua fundação, a ABRAPEM já promoveu o seu primeiro congresso internacional, o Performa 2013 – Encontros de Investigação em Performance, na cidade de Porto Alegre. A realização inédita deste evento criado na Universidade de Aveiro (Portugal) em solo brasileiro consistiu em um marco para a performance musical no Brasil e na América do Sul, sendo o primeiro congresso internacional inteiramente dedicado à pesquisa e à prática da performance musical. Contando com 203 participantes oriundos de 13 países e 17 estados brasileiros, o Performa 2013 lançou o tema “A Pesquisa Artística e a Performance Musical”, contribuindo para o debate acerca das pesquisas em performance musical em seu entrelaçamento com a prática artística.

O II Congresso da ABRAPEM consolida a missão da Associação de fomentar e difundir as pesquisas em performance musical e sela o seu compromisso de construir pontes entre os diversos contextos do ensino da performance musical. Nesta edição, o evento expande o seu formato já consolidado composto por conferência, mesas-redondas, sessões de comunicação de trabalhos científicos, recitais-conferência, sessões de pôsteres, apresentações artísticas e concertos para oferecer também masterclasses e cursos de curta duração. Trazendo o tema “Performance e Criatividade”, o II Congresso da ABRAPEM reúne pesquisadores renomados internacionalmente e propõe discussões e reflexões críticas em um momento no qual a performance musical lança-se à árdua, porém oportuna tarefa de construir paradigmas próprios para a nossa subárea.

A ABRAPEM expressa seu agradecimento aos convidados, pesquisadores, artistas e pedagogos, por suas inestimáveis contribuições para o evento, à Universidade Federal do Espírito Santo e à Faculdade de Música do Espírito Santo pela organização, aos autores que submeteram trabalhos e propostas artísticas, e a todos os participantes.

Dra. Catarina Leite Domenici
Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM)
Presidente (2012-2014)

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s