Submissões aprovadas

COMUNICAÇÕES APROVADAS
AUTORES TÍTULO
1.     Abel Silva and Betânia Parizzi Fluxo na Performance Musical: em busca de estratégias de indução
2.     Alexsander Duarte Live loops: performance da música centrada no uso da loop station
3.     Alfonso Benetti Expressivity in Western-art and Jazz piano performance: Practice contemporary tendencies
4.     Aline Gonçalves Ansiedade na performance musical: Estratégias de enfrentamento a partir da Psicologia do Esporte com aplicação em Música.
5.     Ana Carolina Nunes Couto O início da pesquisa em Performance no Brasil: aspectos sociais e estruturadores da inserção da subárea na pós-graduação
6.     Ana Claudia Assis No entre-lugar dos tempos: reflexão sobre a expressividade em obras para piano e eletrônica fixa
7.     Analía Chernavsky Avanços e perspectivas da análise da performance e do comportamento vocal na interpretação de canções populares
8.     André Azevedo Marques Estevez and Marília Velardi Educação Somática e o canto: o desenvolvimento da consciência de si do atleta da voz
9.     André Brasil Práticas de improvisação livre sobre instrumentos construídos: considerações sobre territórios, gambiarras e live electronics
10.  Angélica Menezes and Angelo Fernandes O Canto em cena: investigações sobre movimento expressivo e expressividade vocal em uma montagem de Dido & Aeneas, de H. Purcell.
11.  Antonio Guimarães Neto and Lucia Silva Barrenechea O Lobosinho De Vidro De Heitor Villalobos: O Uso Da Metáfora Como Elemento De Construção Da Interpretação Musical
12.  Bibiana Bragagnolo Experimentação artística: novos caminhos para pesquisa e/ em performance
13.  Breno Bragança and Fabio Oliveira Preparação e performance da obra Sprach Schlag de Hans Tutschku, para percussão múltipla e sons eletrônicos em tempo real
14.  Bruno Faria An overview of the kaleidoscopic model of artistic research method
15.  Camila Durães Zerbinatti A prática colaborativa entre compositora e intérprete: uma abordagem da parceria entre Kaija Saariaho e Anssi Karttunen
16.  Camilo Simões Performance pós-tonal ao violino: conceitos e exercícios preparatórios – explorando e expandindo os modelos tradicionais de escalas e acordes
17.  Carla Reis Thánatos – uma leitura musical e polissêmica da Morte: um projeto de performance
18.  Carlos Ferreira and Isabel Nogueira Malhas sonoras: Investigando as sessões de livre improvisação do Grupo Medula
19.  Carlos Henrique Morais Alves, Rafael Diniz and Cléber Silveira Campos Colaboração, desenvolvimento e interação tecnológica no processo criativo da performance “Science Fiction Scenaries” (Rafael Diniz, 2017)
20.  Célia Patrícia Bandeira A escuta poético-musical de “Uma Mulher Vestida de Sol”: literatura e música em unidade performática na obra de Ariano Suassuna
21.  Cesar Marino Villavicencio Grossmann Ensino, Pesquisa e Performance no Grupo de Pesquisa XXX
22.  Daniel Machado Criação e performance coletivas nos estágios iniciais de formação musical: uma proposta integradora
23.  Dhieego Andrade and Leandro Barsalini A bateria melódica: considerações sobre sua conceituação teórica e aplicação prática.
24.  Erasmo Estrada O piano de mesa em Pernambuco: à procura do instrumento
25.  Ernesto Hartmann and Mirna Azevedo Costa Manipulações agógicas articulacionais e de dinâmica na performance do 1º movimento da Sonata op.2 nº 1 de Beethoven: Análise de gravações selecionadas
26.  Fabio Oliveira O conceito de Impossibilidade e a Música de Iannis Xenakis: um olhar para os solos de percussão múltipla Psappha (1975) e Rebonds (1987-89)
27.  Fernando Santana and Lúcia Barrenechea Sobre a necessidade de sistematização do estudo da leitura à primeira vista para pianistas: considerações a partir de uma pesquisa bibliográfica
28.  Francisco Monteiro Playing in a Tango Group – a Practice as Research Project
29.  Gian Aquino EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS DE EMBOCADURA E TÉCNICA EXPANDIDA: Estratégia de tratamento paralelo para a Distonia Focal de Tarefa Específica de Embocadura (DFTEE) de um tubista
30.  Gretel Paganini A brasilidade de Iberê Gomes Grosso: reflexos em sua técnica
31.  Hugo Peña, Leonardo Winter and Zayrho De San Vicente Study strategies of musicians with focal dystonia: analysis of three interviews and self-report
32.  Isabella Perazzo C. Campos Corporeidade na performance musical: uma análise semiológica da Valsa Mefisto n.1, de Franz Liszt
33.  Joel Gisiger Raspagens das Palhetas por Oboístas Brasileiros – Um Estudo dos ajustes nas palhetas de oboé sob ação de agentes climáticos externos
34.  Leandro Fernandes Oliveira Técnicas Estentidas Da Música Contemporânea No Contexto De Uma Orquestra Jovem: O Regente Como Mediador Do Processo Interpretativo
35.  Leonardo Linhares The compositional style of Belini Andrade’s choros and its implications on musical performance
36.  Luciano Souto Inter-relações entre Performance e Musicologia Histórica: perspectivas para a interpretação musical (relato de pesquisa concluída)
37.  Luciano Zanatta Estudos de processos em criação sonora
38.  Maicol Freitas, Patrícia Santiago and Guilherme Lage Lateralidade na música: influência no ensino-aprendizado do aluno canhoto de violão
39.  Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho and José Henrique Martins Questões de terminologia no ensino da técnica pianista
40.  Marcelo Almeida Sampaio and Patricia Furst Santiago Piano sight-reading: a study of performance of undergraduate students
41.  Marcelo Parizzi Marques Fonseca and Maria Betânia Parizzi Fonseca Frequência Dos Desconfortos Físicoposturais Em Flautistas E Sua Relação Com A Técnica De Performance Da Flauta Transversal
42.  Marcos Araújo Experiência de fluxo no planejamento da performance: Estudo de dois casos
43.  Margareth Milani and Catarina Domenici Corpo, gesto musical e técnica pianística na percepção de alunos de piano de dois cursos de graduação em música
44.  Mariana Brito e Catarina Domenici A aplicação da coarticulação sônico-gestual nas Seis Danças Romenas de Béla Bártok
45.  Mauren L. Frey Rodrigues and Cristina M. P. Capparelli Gerling Serestas para piano de Vieira Brandão: Negociação entre análise e performance
46.  Nilton Moreira Commonalities and individualities in a flute improvising section
47.  Paulo Amado A expressividade musical do Choro a partir da teoria do note grouping: análise de gravação do gênero e aproximações com as noções de ‘gesto musical brasileiro’ e de contrametricidade
48.  Pedro Henrique Freire, Cleber Da Silveira Campos and Cesar Adriano Traldi Estratégias técnicas-interpretativas utilizadas em diferentes versões da obra Ciscos sobre uma Viagem Imaginária – Paisagem III “A Cidade”, para percussão e eletrônicos.
49.  Ramon Del Pino A interação em seções de improviso: as concepções de Schutz, Rinzler e Hodson para a construção de um campo de estudo
50.  Raquel Rohr, Eliézer Isidoro and Fausto Borém Mapeamento das pesquisas sobre a performance do violino e do violoncelo na música popular brasileira no século XXI
51.  Renan Madeira and Regina Dos Santos Aprendizado inicial do Landler D.145 nº3 de Franz Schubert em situação de privação de retroalimentação auditiva e cinestésica: um experimento com estudantes de diferentes níveis acadêmicos
52.  Sérgio de Figueiredo Rocha, Marco Antônio de Lima and Paulo César Ribeiro Da Silva Ansiedade de performance musical: diferença entre os gêneros e possíveis impactos de variáveis endócrinas
53.  Thais Fernandes Santos A report of multidimensional performance of Madre con biombo branco
54.  Thays Simoes Práticas musicorporais no ensino aprendizagem da técnica vocal do coral Canarinhos de Itabirito
55.  Valentina Daldegan Construção interpretativa da obra “(As a flower and its butterfly): Symbiosis”, de Márcio Steurnagel
56.  William Teixeira and Silvio Ferraz Musical Performance Ethics

 

 

PORTERS APROVADOS
AUTOR TÍTULO
1.     Bárbara G. Penido As possíveis contribuições do Método Feldenkrais para o ensino/aprendizagem do canto lírico
2.     Bárbara G. Penido and Patrícia F. Santiago Técnica Alexander e Método Feldenkrais: contribuições para o músico intérprete
3.     Claudia Schreiner Novas músicas para novos flautistas: performance de música contemporânea com crianças
4.     Daniele Cruz Barros and Ricardo Brafman Ciranda: Uma Abordagem Performática
5.     João Miguel Bellard Freire Tempo musical e rubato- uma discussão sobre regularidade na performance
6.     José Severo A prática da improvisação musical na perspectiva do violão popular brasileiro de concerto.
7.     Joselia Ramalho Vieira “Piano em Grupo para Licenciandos em Música: funcionalidades para a sala de aula através de canções infantis”
8.     Klesley Bueno Brandão Improvisação na música instrumental brasileira: sugestões de práticas de improvisação voltadas para o trompete com elementos oriundos do frevo, samba, maracatu e baião
9.     Leonardo Loureiro Winter and Rafael Dos Santos Marques “Poema” Para Flauta E Piano De Bruno Kiefer : Análise Do Desenvolvimento Gestual E Sua Relação Com A Interpretação E Performance Da Obra
10.  Luciana Câmara Queiroz de Souza Aspectos técnicos e estilísticos do ensino do toque ao cravo: a experiência nos cursos de cravo do Departamento de Música da UFPE
11.  Luciana Hamond O uso pedagógico de feedback auditivo adicional gerado por tecnologia em aulas de piano de nível superior
12.  Maicol Freitas Lateralidade e o aluno canhoto de violão: reflexões sobre abordagem pedagógica
13.  Paula Callegari Latinitas, perspicuitas e ornatus e a performance musical em fontes musicais primárias do século XVI
14.  Paulo Amado and Robson Chagas “Carlos Rotay” e “Janjão”: a “forma dobrado sinfônico” nas composições de Joaquim Naegele
15.  Paulo Rabelo O Uso Do Neurofeedback Na Otimização Da Performance Musical
16.  Rodrigo Frade O Vibrato Na Flauta Transversal: A Forma Da Onda E Sua Contribuição Na Identidade Sonora
17.  Rosa Eugênia Santana Formação e Preparação Profissional nas Graduações em Regência no Brasil: uma perspectiva formativa (des) alinhada aos atores participantes
18.  Silvia Rocha and Carla Reis A Atuação Das Mulheres Instrumentistas No Campo Profissional Da Música Popular Na Cidade De Xxxx

 

 

RECITAIS CONFERÊNCIA APROVADOS
AUTOR TÍTULO
1.     Alexandre Dos Santos and Hudson Ribeiro Concerto para fagote eorquestra de Danilo César Guanais: Uma abordagem interpretativa.
2.     Ana Fridman and Isabel Nogueira Sound letters for two women composers: report of a creative process (Cartas sonoras para duas compositoras: relato de um processo criativo)
3.     Bruno Santos O desenvolvimento de uma improvisação para pandeiro brasileiro e pedais
4.     Carlos Henrique Morais Alves, Cléber Silveira Campos and Rafael Diniz Por dentro da Performance “Science Fiction Scenaries” (Rafael Diniz, 2017): Concepção, Conceitos, Montagem e Estréia
5.     Catarina Domenici The performance practice of Flavio Oliveira’s early works: a case study on composer-performer collaboration
6.     Celso Ramalho, Andréia Pedroso, Artur Gouvêa and Bruno Ferrão Dois poemas para uma música: a canção “Dois Elos” e a transformação do sentido poético na interpretação vocal-instrumental
7.     Celso Ramalho, Bartolomeu Wiese, Henrique Cazes, Marcello Gonçalves, Marcus Ferrer and Paulo Sá Composição, interpretação e identidade na “Chorata no. 1” de Carlos Almada: contribuições e reflexões sobre oralidade e escrita do “choro”
8.     Henrique Roscoe Ponto, Um Videogame Sem Vencedor
9.     Joana C. Boechat and Henrique R. C. Pinto Sentidos: Performance Multimídia Da Sonata De Scriabin Op.70 N.10
10.  Joana Holanda Mudar Luíza: interpretação e apropriação musical no Pós-Tudo 1 de Bruno Ruviaro
11.  Jorge Correia Performing music/text: an artistic and phenomenological approach
12.  Maria Aida Barroso and Nilson Amarante Jr DuoFrevando – Frevos para trombone e piano
13.  Sigridur Malaguti Weglinski A narratividade e a 6ª Valsa de Esquina para piano de Francisco Mignone

 

 

APRESENTAÇÕES ARTISTICAS MUSICAIS APROVADAS
AUTOR TÍTULO
1.     Antonio Guimaraes and Ricardo Castelo Branco SONATA PARA FLAUTA E PIANO “Ébano e Marfim” de Marcos Filho
2.     Breno Bragança Vibraphone and Electronics
3.     Carlos Henrique Morais Alves Corporel (Vinko Globokar)
4.     Fabio Oliveira Performance de Percussão Múltipla das obras: Círculo Dimensões (de Fernando Riederer) e Rebonds A (Iannis Xenakis)
5.     Leonardo Winter and Daniel Wolff Recital De Flauta E Violão
6.     Luciano Zanatta, Isabel Nogueira, Ricardo De Carli, André Brasil and Carlos Ferreira Forças
7.     Marcos Araújo Jazz Sonata – Dusan Bogdanovic
8.     Paula Bujes and Pedro Huff Intérpretes compositores: idiomatismo na música para violino e violoncelo
9.     Stanley Fernandes Poéticas Contemporâneas do Violão de Concerto
10.  Thiago Colombo De Freitas Pocket Show de apresentação do CD Latin Guitar Connections

 

 

Anúncios