Concentração na Performance Musical

CONCENTRAÇÃO NA PERFORMANCE MUSICAL: CONCEITOS E APLICAÇÕES

Organização: Sonia Ray, Claudia Zanini, e Werner Aguiar
Área: Performance Musical e Cognição
Revisão Gramatical: Sonia Regina Albano de Lima
Apresentação: Sonia Regina Albano de Lima
Editoração: FGA Editoração

ISBN 978-65-992589-0-9
Goiânia: ABRAPEM, 2020

Obtenha o livro COMPLETO

RESUMO
O livro apresenta textos dedicados a discutir tanto o conceito de concentração no campo da psicologia da música e outras interfaces (parte 1), bem como aplicações de várias abordagens na performance musical (parte 2). Tem por objetivo apresentar visões similares e contrastantes sobre concentração que possam contribuir para a construção de uma performance musical, notadamente em seu processo de preparação e execução. Os pesquisadores são membros do Grupo de Estudos em Performance Musical da EMAC-UFG, que realiza atividades de pesquisa e extensão sobre o tema desde 2002. Os capítulos do presente livro mesclam resultados de pesquisas recém-concluídas, bem como estudos desenvolvidos especificamente para este volume. Os organizadores assinam capítulos individuais e em colaboração com alunos graduandos, mestrandos e doutorandos da UFG e do IA-Unesp e também contam com pesquisadores independentes.
Palavras-chave: Concentração. Performance musical. Cognição musical. Psicologia da música.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO
Sonia Regina Albano de Lima

Capítulo I
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE CONCENTRAÇÃO
Sonia Ray, Leonardo Kaminski, Rafael Santos, Beatriz Gontijo, Melissa Lin, Patrícia Alonso
Capítulo II
POÉTICA DA CONCENTRAÇÃO NA INTERPRETAÇÃO E PERFORMANCE MUSICAIS
Werner Aguiar
Capítulo III
A TÉCNICA DE ALEXANDER COMO FATOR ESTRATÉGICO NA PERFORMANCE MUSICAL DE INSTRUMENTISTAS DE SOPRO
Claudia Regina de Oliveira Zanini, André Luiz Martins da Silva, Rachel de Almeida Oliveira
Capítulo IV
FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA ATENÇÃO PLENA NA PERFORMANCE MUSICAL
Danielle Dumont
Capítulo V
MAPAS CONCEITUAIS: FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARA ALCANÇAR A CONCENTRAÇÃO DURANTE A PERFORMANCE MUSICAL
Alfredo Faria Zaine, Daniele Briguente
Capítulo VI
A TÉCNICA POMODORO E SUA APLICAÇÃO NO ESTUDO DIÁRIO DO CONTRABAIXISTA: ESTRATÉGIAS DE APOIO AO ESTUDO EM ESPAÇOS COMPARTILHADOS
Diogo Santiago, Sonia Ray
Capítulo VII
A PRÁTICA MENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA CONCENTRAÇÃO NA PERFORMANCE MUSICAL
Sérgio Sousa, Sonia Ray