NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Durante o PERFORMUS´20 a ABRAPEM lançou uma linha de publicação de livros digitais sobre Performance Musical. Esta proposta foi aprovada na Assembleia de 23 de setembro de 2020 (linhas 209-306 da Ata) e está regulamentada no ESTATUTO (Artigo 19) e REGIMENTO (artigo 13) da entidade.

Assim, as edições da ABRAPEM preveem publicações digitais e físicas com temáticas que abrangem todo o espectro já tradicional de estudos da preparação, realização e avaliação da performance musical. Além disso, pretende-se incentivar propostas fronteiriças que se aprofundem em performance e outras áreas do conhecimento.

I – DA SUBMISSÃO

A ABRAPEM recebe manuscritos inéditos em suas quatro linhas editoriais: LIVROS, PUBLICAÇÕES DIDÁTICAS, PARTITURAS e VÍDEOS.

1) LIVROS: textos inéditos versando sobre temas tradicionais em preparação, realização e avaliação da performance musical, além de propostas fronteiriças que se aprofundem em performance e outras áreas do conhecimento;

1.1 Textos digitalizados com fonte Tahoma 12, espaço 1,5; Resumo da publicação em 120-150 palavras com 3 a 4 palavras-chave; legendas de figuras (exemplos musicais, quadros, tabelas, imagens, etc.) identificadas com nome, autor (ou fonte de acesso) e data; referências obrigatórias ao final do livro; corpo do texto e referências em formato ABNT; notas ao final de cada capítulo; manuscrito final em PDF acompanhado de autorizações de direitos de publicação do/a autor/a, coautores e fontes citadas que tenham direitos autorais vigentes.

2) PUBLICAÇÕES DIDÁTICAS: material destinado ao ensino da performance musical claramente fundamentado por algum conceito de pedagogia da performance musical;

2.1 Textos digitalizados com fonte Tahoma 12, espaço 1,5; Resumo da publicação em 120-150 palavras com 3 a 4 palavras-chave; legendas de figuras (exemplos musicais, quadros, tabelas, imagens, etc.) identificadas com nome, autor (ou fonte de acesso) e data; referências obrigatórias ao final do livro; corpo do texto e referências em formato ABNT; notas ao final de cada capítulo; manuscrito final em PDF acompanhado de autorizações de direitos de publicação do/a autor/a, coautores e fontes citadas que tenham direitos autorais vigentes.

2.2 Se houver encarte (arquivos audiovisuais, caderno de exercícios ou livro do aluno), este deve ter indicação clara de sua conexão com o livro principal e seguir a formatação ABNT (se em texto);

2.3 Se houver arquivo audiovisual, a submissão deve incluir o link do arquivo previamente publicado de forma privada no Youtube;

3) PARTITURAS: edições e editorações fundamentadas de obras inéditas, partituras com texto de fundamentação introdutório com referências;

3.1 A partitura deve ser editorada e as decisões editoriais (a edição em si) apresentadas e fundamentada em texto introdutório que deve seguir normas ABNT vigentes; Resumo da publicação em 120-150 palavras com 3 a 4 palavras-chave; manuscrito final da publicação deve ser enviado em PDF em 2 arquivos: a) parte de texto e b) edição da partitura (sem número de páginas); a submissão deve ser acompanhada também de autorizações de direitos de publicação do/a autor/a, coautores e fontes citadas que tenham direitos autorais vigentes.

4) VÍDEOS: gravações de apresentações curtas (20 a 30 minutos) com obras inéditas.

4.1 As gravações devem ser acompanhadas de programa, identificação de compositores e intérpretes, breve texto sobre o programa com identificação do autor do texto (150 a 200 palavras); 3 a 4 palavras-chave; o formato da gravação deve ser mp4; a submissão deve incluir o link do recital (em um único arquivo que pode ser editado) previamente publicado de forma privada no Youtube;

Obs: Todas as submissões devem ser enviadas em um único arquivo PDF (com links quando for o caso) para secretariabrapem@gmail.com

II – DA AVALIAÇÃO

  1. As submissões serão avaliadas por pelo menos dois conselheiros e pelo menos por um parecerista ad hoc à escolha do Conselho Editorial (CE);
  2. O CE será consultado sempre que surgir uma questão de desempate ou mudança de direcionamento da proposta editorial aqui colocada;
  3. O prazo de avaliação será de até 90 dias após o envio da confirmação da aprovação de triagem pelo CE e envio de eventuais correções;
  4. Revisão ortográfica é de responsabilidade dos/das autores/as;
  5. Editoração gráfica (exceto edição de partituras) e arte de capa são de responsabilidade da ABRAPEM;
  6. Submissões fora das normas não serão avaliadas assim como submissões não corrigidas de acordo com orientação do CE não serão publicadas.

CONSELHO EDITORIAL DA ABRAPEM

Sonia Ray-UFG, contrabaixo e pedagogia da performance (presidência)
Cesar Traldi – UFU, percussão
Cleber Campos – UFRN, percussão
David Castelo – UFG, flauta doce
Fausto Borem – UFMG, contrabaixo
Luciane Cardassi – BANFF-CA, piano
Madga Pucci – SP, tradições populares
Marcos Nogueira – UFRJ, composição e performance
Paulo Ronqui – UNICAMP, trompete
Rafael dos Santos – UNICAMP, piano
Renata Amaral- UNESP/FUND.MARACÁ, tradições populares
Ricardo Freire – UnB, clarineta
Sonia Regina Albano de Lima – UNESP, performance e interdisciplinaridade