Anais do PERFORMUS’22 – X Congresso Internacional da ABRAPEM
SUMÁRIO
Mesa Redonda
10 Anos de ABRAPEM
Caros associados,
Incrível, mas a ABRAPEM está completando 10 anos, em 2022! Para comemorar, o PERFORMUS’22 programou esta mesa redonda especial, na noite de Abertura, para a qual convidei seus ex-presidentes: Catarina Leite Domenici (2012–2016) e Edilson Assunção Rocha (2016–2018). Com muito orgulho, juntei-me (gestão 2018–2022) a eles para discorrer sobre a trajetória da ABRAPEM. Cada um contou um pouco de sua experiência, inclusive contribuindo com fotos que enriqueceram ainda mais o registro. O próximo passo será contado pelo Cesar Traldi (presidente 2022–2024) e pelo que construirmos daqui em diante.
Vida longa à ABRAPEM!
Sonia Ray
Goiânia, 21 de setembro de 2022
Comunicações Orais
SESSÃO 1
Barbara Bianca Carvalho Soares, Rodrigo Santana de Souza
A roda de choro (pandeiro, cavaquinho e violão de 7 cordas) no piano
Evan Alexander Megaro, Fausto Borém
SESSÃO 2
Rodrigo Honorato Matos, Bruno Rosas Mangueira
Noise music: o ruído como material criativo
Lorraine Gregório de Oliveira
SESSÃO 3
One strategy for an immersive recording using ambisonics
César Marino Villavicencio Grossmann
Videoperformance Musical: definição, características e postura interpretativa
Mariana Aparecida Mendes
SESSÃO 4
João Paulo Farias Nery, Bruno Rosas Mangueira
Histeria: poética da loucura feminina e a performance operística na contemporaneidade
Danielle Dumont, Werner Aguiar
SESSÃO 5
Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior, Regina Antunes Teixeira dos Santos
Qual a importância da psicoacústica para a performance musical do clarinetista?
Guilherme Bose da Silva, Ricardo Dourado Freire
SESSÃO 6
O desenvolvimento da pedagogia do piano nos Estados Unidos e seu reflexo no Brasil
Henrique Segala Villela
Fausto Borém
SESSÃO 7
Duets for a double bass teacher and an open-string student: pedagogical aspects
Fausto Borém
O Sequestro do corpo na pedagogia violinística: metodiazação, canonização e o “mal do violino”
Fernando da Costa Bresolin, Luiz Henrique Fiammenghi
O “performer expandido”: uma investigação sobre ensinamentos da tradição e inovação violinística
Eliane Tokeshi
SESSÃO 8
Dagma Cibele Eid
A performance da diminuição no tratado Ricercate, Passaggi, et Cadentie (1585) de Giovanni Bassano
Daniel Figueiredo
SESSÃO 9
Pedroca e seu piston: entre choros, boleros, mambos, sambas e baiões
Marcelo Rocha dos Passos, Paulo Adriano Ronqui
Alfredo Faria Zaine, Sonia Ray
SESSÃO 10
Leonardo Lopes, Alfredo Ribeiro
O passado como suporte para a carreira artística: pianeiros e Hercules Gomes
Thiago Leme Marconato
Recitais-Palestras
SESSÃO 1
O Violão Popular e o Marimbau de Recife: conectando sonoridades brasileiras
*LINK para o vídeo da proposta
Ezequias Oliveira Lira
*LINK para o vídeo da proposta
Dagma Cibele Eid
SESSÃO 2
Três Momentos para pandeiro brasileiro: Aspectos interpretativos e composicionais
*LINK para o vídeo da proposta
Vitor Lyra Biagioni, Cesar Adriano Traldi
*LINK para o vídeo da proposta
Elida Patrícia Silva Olmedo, Sonia Ray
*LINK para o vídeo da proposta
Allan Marques Moreira, Sonia Ray
Concertos
CONCERTO 1 – ABERTURA
LIVE: Convidados PERFORMUS’22
Estudos n. 1 e n. 10
Heitor Villa-Lobos
Eduardo Meirinhos, violão
Ondas para contrabaixo solo
Sonia Ray (1993)
Sonia Ray, contrabaixo
Um Olhar Sobre a Morte, para contrabaixo e canto
Rita Domingues (1993)
Daniele Briguente, canto
Sonia Ray, contrabaixo
EN-TORNO, para um ou mais instrumentistas
Sonia Ray (2022)
Cesar Traldi, percussão
Cleber Campos, percussão
Marcos Nogueira, piano
Ricardo Freire, clarineta
Sonia Ray, contrabaixo
Criação Coletiva
Cesar Traldi, percussão
Cleber Campos, percussão
Daniele Briguente, canto
Marcos Nogueira, piano
Ricardo Freire, clarineta
Sonia Ray, contrabaixo
CONCERTO 2
*LINK para o vídeo do concerto
Música Latino-Americana para Violão e Clarineta
Helvis Costa, Miqueias Felipe Costa Feitosa
Sonata no. 2 para viola e piano de Cláudio Santoro – Síntese e liberdade: perspectivas composicionais e interpretativas
Mariana Costa Gomes, Luiza Aquino
Pedagógicos Nacionais
Pedro Visockas, Luiza Aquino
CONCERTO 3
LIVE: Convidados PERFORMUS’22
Fantasia para flauta solo n.1, em Dó maior (Vivace; Allegro)
Fantasia para flauta solo n.3, em ré menor (Largo-Vivace-Largo-Vivace; Allegro)
Fantasia para flauta solo n.8, em sol menor (Largo; Spirituoso; Allegro)
Fantasia para flauta solo n.10, em lá menor (A tempo giusto; Presto; Moderato)
Georg Philip Telemann
David Castelo, flauta doce
Com olhos de pai, para guitarra solo
Fabiano Chagas
Triste
A.C. Jobim (arr, para guitarra solo)
In a Sentimental Mood, para guitarra e sax alto
Duke Ellington
Brigas nunca mais, para guitarra e sax tenor
A.C. Jobim
Johnson Machado, saxofones
Fabiano Chagas, guitarra
Fantaisie Brillante sur Carmen, para flauta e piano
François Borne
Raul Bites, flauta
Carlos Costa, piano
Solo de Concours para clarineta e piano
André Messager
Johnson Machado, clarineta
Carlos Costa, piano
Le jardin de Dolly, op. 56, n. 31, para piano a 4 mãos
Gabriel Fauré
Astoriana, para violoncelo solo
Pedro Huff
Jobiniana, para violoncelo e piano
Guilherme Bernstein
La ci darem la mano, para violoncelo, trombone e piano W. A. Mozart
Ana Cláudia Nunes, violoncelo
Pedro Henrique Ribeiro, trombone
Nicolas Antony Esteves Alves, piano
Marina Machado, piano
CONCERTO 4
*LINK para o vídeo do concerto
Duas Modalidades de Música Eletroacústica Mista e Percussão: Suporte Fixo e Cênica
Cesar Adriano Traldi
Cinzas (2017), de Cesar Traldi: Releitura da obra para Tímpanos e uma Bailarina
Cleber da Silveira Campos, Mariana Hilda Batista
Obras semiabertas para pandeiro brasileiro solo
Vitor Lyra Biagioni
#E3432E (2022) – Videoperformance Musical
Mariana Aparecida Mendes
‘Gramaniando’ o piano popular: Conectando uma performance criativa no século XXI a processos rítmicos do século XX
César de Almeida Braga
CONCERTO 5
LIVE: Convidados PERFORMUS’22
Movimento para Quinteto de Metais n. 4
Estércio Marques Cunha
Suite Retreta para quinteto de metais
Fernando Cupertino
I – Lundu; II – Tango brasileiro; III – Valsa; IV – Dobrado
Dobrado Ouro Negro
Joaquim Naegele
Quinteto de Metais do Cerrado:
Antonio Cardoso, trompete
Alessandro da Costa, trompete
Igor Yuri Vasconcellos, trompa
Marcos Botelho, trombone
Thiago Aguiar, tuba
CONCERTO 6
*LINK para o vídeo do concerto
Variações sobre o Tresillo: subdivisões aplicadas à bateria por meio de superimposição rítmica
Eduardo Cabrera Nali
Suite Candombera: processos criativos a partir do diálogo entre cordas e tambores
José Daniel Telles dos Santos
A música em compasso ímpar: Nenê e seu processo de estilização dos tradicionais ritmos brasileiros
Thiago Camargo Rojo Silva
CONCERTO 7 – ENCERRAMENTO
LIVE: Convidados PERFORMUS’22
L’autrier m’em aloie (Anônimo, Pastourelle – séc XII-XIII)
Cantiga de Santa Maria 88 (Alfonso X “El Sabio” – séc. XIII)
Brande champanje (Manuscrito de Susanne van Soldt, 1599)
My Lady Carey’s Dompe (Anônimo, ca. Séc. XVI)
Stella Splendens (Livro Vermelho de Montserrat, ca. séc. XIV)
Douce Dame Jolie (Guillaume de Machaut, 1300–1377)
Flow my tears (John Dowland, 1563–1626)
Bache Bene Venies (Carmina Burana, códice do século XI-XIII)
Grupo Ucelli:
Beatriz Pavan, virginal e percussão
Cristiane Carvalho, sopros
José Ricardo Eterno, voz e percussão
João Pedro Barnez, voz e percussão