Anais do PERFORMUS’20 – VIII Congresso Internacional da ABRAPEM
SUMÁRIO
ÍNDICE
CONTENTS
Comunicações
Ponencias
Paper Presentations
SESSÃO 1PP
A transcrição para dois violões do ciclo de canções Três poemas de Augusto Meyer de Radamés Gnattali
Luísa Vogt Cota, Huayma Tulian
Três peças (1957) de Guerra-Peixe: “re-notação” para quarteto de violões
Miguel Barrenechea, Clayton Vetromilla
Reflexões editoriais sobre o manuscrito da Sonata Antigua (1960) de Fabio González Zuleta
Rodrigo Olivárez, Susana Castro Gil
Implicações da performance da Grand Piéce Symphonique de César Franck, no século XXI
Antonio Henrique de Souza Santos
SESSÃO 2PP
Rara (dolce) de Sylvano Bussotti e a liberdade expressiva oferecida pela notação gráfica
Alfredo Faria Zaine, Sonia Ray
Análise gestual e construção interpretativa: estudo de caso em uma obra para flauta solo de Bruno Kiefer
Vinicius Dias Prates, Leonardo Loureiro Winter
SESSÃO 3PP
A manipulação de recursos de expressão na performance pianística: Um estudo quase experimental
Andrei Liquer Soares de Abreu, Regina Antunes Teixeira dos Santos
Convergências e divergências nas abordagens de análise da prática: Um estudo exploratório
Paloma Felicio Monteiro, Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos
A pesquisa situada e a autoetnografia performativa: apaziguando o conflito das faculdades
Luiz Ricardo Ballestero
Valorações, hierarquias e assimetrias relacionais nas narrativas dos pianistas colaboradores
Guilherme Felipe do Lago Baldovino, Luiz Ricardo Basso Ballestero
SESSÃO 4PP
Desatando nós: estudo a respeito de desconfortos gerados no processo de aprendizado performático-pianístico
Scheilla Regina Glaser
Gestos mímicos: Um sintoma de incorporação na performance musical
João Gabriel Caldeira Pires Ferrari, Marcos Nogueira
A migração de aulas presenciais para ensino remoto: atitudes e percepções de estudantes de performance musical do ensino superior
Marcos Vinícius Araújo
O uso das TDIC na pedagogia do trompete
Elder Thomaz da Silva
SESSÃO 5PP
Processos composicionais e interpretativos da obra Maracá: Para tape, instrumentos de percussão e uma bateria compartilhada
Sílvia Patrícia Calixto de Lira Sant’ Ana, Cleber da Silveira Campos
A utilização de elementos da Música Cênica na performance musical de obra divulgado em vídeo pela internet
Miguel Faria da Silva, Cesar Traldi
Assemblage Sonora: Uma composição performática de estratos
Bibiana Bragagnolo
A colaboração compositor-performer durante o processo de criação de Moviola, para viola solo, de Alexandre Lunsqui
Ricardo Lobo Kubala, Alexandre Lunsqui, Eliane Tokeshi
SESSÃO 6PP
Desvendando um universo violístico: Uma investigação sobre os violistas e a música contemporânea
Bernardo Fantini
Lacunas da Formação Acadêmica do Violinista de Orquestra
Carlos André Weidt Mendes
O spiccato na peça Staccato de Oswaldo Franconi
Cristiane Cabral de León
O desenvolvimento dos golpes de arco detaché e staccato no Livro 1 para Violino do Método Suzuki
Maria Clara de Melo Mesquita
SESSÃO 7PP
Alternância rápida entre arco e pizzicato no contrabaixo: Estratégias de performance e descrição dos movimentos
Leonardo Lopes
Five Cadenzas para contrabaixo e instrumentos: Interfaces entre o estudo musicológico-analítico e o planejamento da performance musical
Diogo Baggio Lima
Interdisciplinaridade: Aplicação do conceito na formação do cantor
Daniele Briguente, Sonia Ray
Sugestões de atividades para aquecimento corporal direcionadas à prática vocal do cantor lírico
Cristine Bello Guse
SESSÃO 8PP
A canção Lua branca, de Chiquinha Gonzaga, no espetáculo Romeu & Julieta, do Grupo Galpão: Aproximações entre música e teatro
Ciro Augusto Pereira Canton
Mestres Cantores entre a literatura e a música: Marcas autobiográficas na canção de José Miguel Wisnik e Luiz Tatit
Andressa Zoi Nathanailidis, Paula Maria Lima Galama
Flexibilidade na performance do candomblé e das baterias das escolas de samba
Rafael Y Castro, Carlos Stasi
Recital-Palestra
Recital-Ponencia
Lecture-Recital
SESSÃO 1LR
Possibilidades de utilização do vibrato como decisão interpretativa na obra Solo I de Marlos Nobre
Dainer Schmidt
Recursos técnicos de arranjo no bandolim de 10 cordas solo de Hamilton de Holanda: Estudo prático sobre 1 Byte 10 Cordas
Eduardo Pereira da Costa
Transcrição de Scarlatti para clarineta e cello: Articulação como elemento de construção da performance musical
Ricardo Dourado Freire, André Freire
SESSÃO 2LR
Estratégias técnico-interpretativas na construção da performance de Post-Lightened
Sílvia Patrícia Calixto de Lira Sant’ Ana, Cleber da Silveira Campos
Estudo e performance de música para live
Miguel Faria da Silva, Cesar Adriano Traldi
SESSÃO 3LR
Estudo da performance de Iuri Passos: Ritmo Daró (ou Ilú)
Rafael Souza Palmeira
Vertente nordestina: Uma releitura das composições armoriais Forró de Salú, Forró e Lamento do São Francisco de Egildo Vieira
Leonardo Araujo da Silva, Rucker Bezerra de Queiroz
SESSÃO 4LR
Duas Peças Solo para Bateria nos ritmos baião e frevo: Ideias idiomáticas a partir da performance do baterista Luizinho Duarte
Magno Altieri Chaves de Sousa
Aspectos interpretativos sobre estudos de coordenação motora, independência e polirritmia aplicados a composições para bateria na Música Popular Brasileira
Renato Rodrigues Schiavetti
Concertos
CONCERTO 1
A Sonata nº 4 de Claudio Santoro (Fantasia): Unidade da Sonata-Fantasia baseada no tratamento dos contrastes expressivos
Daniel Junqueira Tarquinio
CONCERTO 2
Baião, chamamé e samba: Ressignificando ritmos musicais populares em peças para violão solo
Victor Polo
Arranjos e composições para violão solo: Entre o jazz e a música instrumental brasileira
Rafael Gonçalves
CONCERTO 3
Breve historiografia das peças solo para pandeiro brasileiro
Vitor Lyra Biagioni
CONCERTO 4
Duas tendências opostas na música brasileira do século XXI: Obras para violoncelo e piano de Ripper e Mannis
Lars Hoefs, Aline Alves