Anais do PERFORMUS’23 – XI Congresso Internacional da ABRAPEM
SUMÁRIO
Resumos: Palestras e Mesa Redonda
Palestra 01: Diálogos com a música de culturas não ocidentais
Profa. Dra. Ana Luisa Fridman (USP)
Mesa Redonda: Música Popular no Ensino Superior
Prof. Dr.Bruno Mangueira (UNB) / Prof. Me.Bruno Rejan (UFG) / Prof. Dr.Cleber da Silveira Campos (UFRN) / Prof. Dr.Raphael Ferreira da Silva (UFU)
Palestra 02: Violão solo: 10 estudos para improvisação multi-textural
Prof. Dr.Tabajara Belo (UFOP)
Palestra 03: O Discurso Musical de Paulo Moura no Choro Ternura de K-Ximbinho
Prof. Dr. Joel Luís da Silva Barbosa (UFBA)
Do Samba ao Funk: piano a quatro mãos, transcrições e intermídias
André Leme Pédico – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Fabiana de Sousa Cunha Machado – Instituto Federal de Minas Gerais
Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone
Maurício Orosco – UFU / Thiago de Freitas – UFU
Ricardo Dourado Freire – UNB / Roberto Cardoso Oliveira – UNB
Carlos Menezes Júnior – UFU
Músicos convidados: Cesar Traldi / Daniel Lovisi / Carolina Emília / Quarteto de Cellos (Cordéllia Nealla, David Kennyd, Paulo Aranha, Yohan Carvalho)
Nadia Boulanger e Lycia Bidart por um duo de viola e piano
Jessé Máximo Pereira – UFMG / Heron Alvim Moreira – UFMG
Ciranda das Sete Notas de Villa-Lobos
Marcos Taveira – USP / Mauren Frey – UDESC
A sonoridade brasileira de Nelson Salomé
Raphael Ferreira – UFU / Rosiane Lemos – UFU
TAMUÎA duas peças para clarineta
Joel Barbosa – UFBA
Panorama Latino-Americano para flauta e violão
Alef Caetano Silva – UFMG / Giuliano Coura – UFMG
CLAUDIO RODITI, O EMBAIXADOR DO SAMBA-JAZZ
Elder Thomaz da Silva – UFU / UFMG
“Violão solo: 10 estudos para improvisação multi-textural” (2021)
Tabajara Belo – UFOP
Obras solo para tambores de moldura brasileiros
Vitor Lyra Biagioni
Entre incógnitas e descobertas
Cleber Campos – UFRN / Maria Altino – UFRN
Cesar Traldi – UFU / Daniel Barreiro – UFU
Ana Luisa Fridman – USP
Recital-Palestra 01
Arranjos de canções para o violão tenor / Vídeo da apresentação
Júlio Cesar Caliman Smarçaro – Unicamp
Choro hodierno: uma prática alternativa para o Choro / Vídeo da apresentação
Samuel André Pompeo – UNESP / Universidade de Aveiro
Recital-Palestra 02
Suite III patra flauta e violão de Roberto di Marino (1956) / Vídeo da Apresentação
Marcos Vinícius Araújo – UFRGS-PPGMUS / Leonardo Winter – UFRGS-PPGMUS
Coisas e Sons: percussão e criação musical em objetos do cotidiano e materiais naturais / Vídeo da Apresentação
Igor Caracas de Souza Maia – USP
Recital-Palestra 03
Baguala por Atahualpa: diálogos para a construção de uma performance culturalmente informada numa obra de Rufo Herrera / Vídeo da Apresentação
Alef Caetano Silva – UFMG / Giuliano Coura – UFMG
Música mineira para viola de arco solo: catalogação, editoração e performance / Vídeo da Apresentação
Jessé Máximo Pereira – UFMG
Recital-Palestra 04
Performance da obra Around Anxiety para percussão múltipla e tape / Vídeo da Apresentação
Rubens Rogério Scottá Júnior – UFU
No Passo: uma obra dos anos 50 que confirma a participação das mulheres no frevo instrumental / Vídeo da Apresentação
Maria José dos Santos Altino – UFRN
Comunicação Oral 01 (presencial)
Ciranda das Sete Notas de Villa-Lobos: elementos teóricos para uma proposta interpretativa
Marcos Vinícius Taveira – USP / Fábio Cury – USP
João Victor Rodrigues Vilela – UNB / Bruno Mangueira – UNB
Comunicação Oral 02 (presencial)
Gustavo Passos Pinheiro – UNB / Bruno Mangueira – UNB
Gabriel Schrammel de Carvalho – UNB / Bruno Mangueira – UNB
Comunicação Oral 03 (presencial)
Jefferson Roberto Anastácio – Unicamp / Paulo Adriano Ronqui – Unicamp
Roberto Gilson Cardoso de Oliveira – UNB / Ricardo José Dourado Freire – UNB
Comunicação Oral 04 (presencial)
Jota Moraes e sua contribuição para o vibrafone brasileiro
Fausto Maniçoba – UFBA / Ekaterina Konopleva – UFBA
Percussão Múltipla: breve histórico, conceitos e aspectos práticos
Rubens Rogério Scottá Júnior – UFU / Cesar Adriano Traldi – UFU
Ritmos Brasileiros do Nordeste: a linguagem e condução utilizada pelo contrabaixo elétrico
Mônica Michelly Lima da Silva – UFRN / Ranilson Bezerra de Farias- UFRN
Lêdo Ivo Benevides de Souza Júnior – UFRN / Ranilson Bezerra de Farias – UFRN
A autopoiesis da prática deliberada em performance musical
Carlos André Weidt Mendes – UFRJ
Hudson de Sousa Ribeiro – UFBA
Amarildo Nascimento – USP / Fábio Cury – USP
Guilherme Bose da Silva – UNB / Ricardo José Dourado Freire – UNB
Cristiane Cabral de León – Escola de Música de Brasília
A arte do trêmulo: Análise histórica, técnica e levantamento de novas possibilidades interpretativas
Roger Deboben Schena – UFMG / Fernando Araújo – UFMG
Estratégia de performance na composição para harpa de pedais com uso de estocástica
Ana Miccolis – UFRJ
César de Almeida Braga – UNIMES
Músicas de rock recriadas para piano solo: interpretação e criação de arranjos de concerto
Menan Medeiros Duwe – UFRGS / Catarina Leite Domenici – UFRGS
A música de Yamandu Costa: em busca de uma concepção de performance
Henrique Lowson – UFMG
Canto crossover: ampliando o conceito e as fronteiras na voz contemporânea
Danielle Dumont – UNESP / Sonia Ray – UFG
Fábio Cesar do Espírito Santo Cerqueira – UNICAMP / Paulo Adriano Ronqui – UNICAMP
Democratizing Live Electronic Performance for Instrumental Trumpet Studies
Elielson da Silva Gomes – University of Aveiro / Igor Abdo Aguilar – Unicamp
A prática pianística de um aluno da extensão universitária: considerações sobre atenção e expertise
Michele Rosita Mantovani – Colégio Sinodal / Regina Antunes Teixeira dos Santos – UFRGS
Aprendizagem autorregulada de crianças no piano – Um estudo de caso
Karoline Nascimento Neves – UNB / Ricardo Dourado Freire – UNB
Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior – UFRGS / Regina Antunes Teixeira dos Santos – UFRGS
Técnicas estendidas para piano em Eleven Echoes of Autumn: considerações interpretativas
Lorraine Gregório de Oliveira – Unesp