ANAIS – PERFORMUS’21 – Proceedings

Anais do PERFORMUS’21 – IX Congresso Internacional da ABRAPEM

SUMÁRIO
ÍNDICE
CONTENTS

Comunicações
Ponencias
Paper Presentations

SESSÃO 1

O uso de Compassos Irracionais em Brian Ferneyhough e as implicações para a performance

Lucas Albuquerque Matias Santos

Como preparar uma performance sem a utilização da partitura musical: uma abordagem do primeiro movimento da Requiem de Leo Brouwer

Claryssa de Pádua Morais, Carlos Fernando Fiorini

Análise do solo de bateria de Esdra “Neném” Ferreira na música Ogum: Uma representação do Orixá guerreiro

André Machado Queiroz, Fernando Rocha

SESSÃO 2

Abordagens iniciais da prática da Sonata K. 271 de Domenico Scarlatti por um estudante de graduação e um pianista profissional

Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior, Regina Antunes Teixeira dos Santos

Pianeiros: problemáticas de uma classificação da prática pianística

Thiago Leme Marconato

Três modos de expressão e sua influência sobre o timing na performance musical: auto-estudo sobre Syrinx de Debussy

Leonardo Loureiro Winter, Vinícius Dias Prates

SESSÃO 3

A poética de Theodoro Nogueira no ciclo 5 Valsas-Choro para violão solo

Neil Izuo Yonamine

Obras de mulheres compositoras para violão: um panorama histórico-estilístico a partir de reflexões sobre música e gênero na universidade

Thaís Nascimento Oliveira

Que ladeira é essa? “preguiça baiana” e “samba moderno” no violão e voz de Gilberto Gil em 1973

Almir Côrtes, Filipe Silva Rêgo de Sousa, Tássio da Rosa Ramos

SESSÃO 4

Comentários sobre colaboração em música: problemáticas conceituais e empíricas no uso do termo

Daniel Gouvea Pizaia

Tradução de fontes primárias em música: um olhar sobre o contexto brasileiro

Luciana Rodrigues Gifoni

O uso do incentivador respiratório shaker classic no desenvolvimento técnico e musical dos instrumentistas de metais

Fabio Carmo Placido Santos, Berteson Jorge Leite Amorim

SESSÃO 5

Performance e Performatividade: Movimento corporal na performance sob a abordagem das teorias de gênero

Giullia Assmann Knothe

Abordagens do procedimento da repetição em situações de prática de estudantes em diferentes níveis acadêmicos

Paloma Felicio Monteiro, Regina Antunes Teixeira dos Santos

Notas para uma historiografia do violoncelo na música popular do Brasil

Raquel Rohr, Fausto Borém

SESSÃO 6

O papel do performer dentro das perspectivas semióticas de Jean Jacques Nattiez e Eero Tarasti

Caio Victor de Oliveira Lemos

“Animitas” e a construção técnica de performances de músicas contemporâneas

Cleverson Cremer, Austeclinio Lopes de Farias

Notação gráfica para flauta doce e o caminho expressivo exequível entre a partitura e a performance

Alfredo Faria Zaine

SESSÃO 7

Planejamento da performance: delineamento inicial de problemas para a construção de uma performance do Scherzo da Sonata 1 de Dinorá de Carvalho

Marina Figueira da Rocha

As publicações sobre música prática nos séculos XVII e XVIII: Considerações sobre o contexto sociocultural na produção dos tratados de música na Alemanha no início da Era Moderna

Caio Amadatsu Griman

A autoetnografia da Prática Interpretativa: um levantamento de Teses e Dissertações brasileiras

Rebeca Vieira de Queiroz Almeida

SESSÃO 8

Estratégias de improvisação por meio de cantigas de capoeira na iniciação em clarineta: uma abordagem pedagógica

Felipe Gomes de Freitas, Joel Barbosa

In Memoriam de Luis Siedler para flauta e piano (1992) de Flávio Oliveira:colaboração compositor-intérprete em busca de decisões interpretativas

Rafael dos Santos Marques, Any Raquel Carvalho

Anotações em partituras como estratégia de aprendizagem: estudo com cinco estudantes-flautistas de graduação

Dainer Schmidt, Leonardo Loureiro Winter

SESSÃO 9

Performance e experimentação a partir de Verano Porteño, de Astor Piazzolla

João Pedro de Queiroz Morales, Eduardo Campolina

A flexibilidade de tempo em Beethoven através das indicações de Carl Czerny para a execução de suas sonatas para piano

Luiz Guilherme Pozzi, Eduardo Henrique Soares Monteiro

Recital de Música de Câmara na Pandemia e suas Particularidades: Um Relato de Experiência em Colaboração Pianística

Filipe dos Santos Alexandrino

SESSÃO 10

Cartas Celestes II – criação interpretativa e análises musicais do astro sonoro Cetus

Fabiana de Souza Cunha Machado, Rogério Vasconcelos Barbosa

Considerações sobre a Incelença do Anjo-Serafim para canto e piano de Eunice Katunda (1915-1990): música fúnebre e religiosidade brasileira

Melina de Lima Peixoto, Mauro Camilo de Chantal Santos

Dois importantes princípios a serem considerados para desenvolvimento cênico dos cantores líricos

Cristine Bello Guse

SESSÃO 11

A improvisação na trompa e a investigação de recursos técnico-interpretativos utilizados por Vincent Chancey em solos improvisados

Victor Prado Cavalcanti Ferreira

Invisalign e as influências do aspecto ortodôntico na performance dos instrumentistas de sopros

Juliana das Neves

O trompista no século XXI: perspectivas metodológicas para uma formação versátil

Maria Suellen Magalhães

SESSÃO 12

A participação dos pais na classe de flauta transversal do Programa Guri Santa Marcelina: adaptações da filosofia Suzuki

Elida Patricia Silva Olmedo

A partir da diáspora: O pensamento porrítmico africano e o ensino nos conjuntos percussivos do projeto Guri do Estado de São Paulo

Rafael Y Castro, Carlos Eduardo Di Stasi

Repertório Solo para Percussão e Voz Cantada na Música Contemporânea

Monica Rocio Navas Loma, Fernando Rocha

SESSÃO 13

O contexto ideológico e normativo da performance da música clássica ocidental e caminhos criativos alternativos e disruptivos

Mariana Costa Gomes

Pedagogia e performance do canto lírico: considerações a partir do conceito de interdisciplinaridade

Daniele Briguente, Sonia Ray

A interpretação analítica, execução interpretativa e performance como Interpretação Geral da Canção de Câmera: uma abordagem da Teoria da Canção

Achille Guido Picchi

Uma interpretação do tempo e do metro na Arte da Fuga de Bach: entre Johann Sebastian e Carl Philipp Emanuel

Vinícius Rosa dos Santos Chiaroni

Recital-Palestra
Recital-Ponencia
Lecture-Recital

SESSÃO 1

O trompete no choro: arranjos para grupo de trompete

*LINK para o vídeo da proposta

Maico Viegas Lopes

Critérios preparatórios e alternativas para as audições de trompete para orquestra

*LINK para o vídeo da proposta

Allan Marques Moreira, Sonia Ray

SESSÃO 2

Piano contemporâneo brasileiro: processos de edição de partitura, gravação de CD e realização de recitais-palestra

*LINK para o vídeo da proposta

Denise Andrade de Freitas Martins, Daniela Carrijo Franco Cunha, Marília Chaves Silveira

Juca (José) Siqueira: transcrição de obras recém descobertas da juventude

*LINK para o vídeo da proposta

Josélia Ramalho Vieira

SESSÃO 3

Músicas didáticas para piano e sons eletroacústicos

*LINK para o vídeo da proposta

Mariana Aparecida Mendes, Cesar Traldi

Tem muito de mim nisso ou tem muito disso em mim? Uma experiência autoetnográfica sobre performance musical além da música

*LINK para o vídeo da proposta

Angélica Menezes, Adriana Giarola Kayama

SESSÃO 4

Elaboração de arranjos para violão solo: possibilidades sonoras a partir do conceito de affordances

*LINK para o vídeo da proposta

José Daniel Telles dos Santos

O estudo da articulação como elemento expressivo e sua aplicação em estudos para violão

*LINK para o vídeo da proposta

Felipe dos Anjos Afonso, Fábio Scarduelli

SESSÃO 5

“Cantando o Imaginário dos Poetas” / Recital virtual de um madrigal de uma universidade pública do estado do Amazonas

*LINK para o vídeo da proposta

Adroaldo Cauduro

O Nacional e Nacionalista na obra para piano da compositora brasileira Clarisse Leite

*LINK para o vídeo da proposta

Iracele Aparecida Vera Livero de Souza

SESSÃO 6

A utilização dos recursos técnicos solísticos de Hamilton de Holanda como processo criativo

*LINK para o vídeo da proposta

Eduardo Pereira da Costa

Na pancada da rabeca: cocos de embolada em versão instrumental

*LINK para o vídeo da proposta

Luiz Henrique Fiammenghi

SESSÃO 7

Variações sobre o Tresillo: subdivisões aplicadas á bateria através de superimposição rítmica, modulação métrica e reestilização da clave

*LINK para o vídeo da proposta

Eduardo Cabrera Nali, Cleber da Silveira Campos

A música em compasso ímpar: Nenê e seu processo de estilização dos tradicionais ritmos brasileiros

*LINK para o vídeo da proposta

Thiago Camargo Rojo Silva, Cleber da Silveira Campos

Timeline Piano: Uma aplicação das séries rítmicas de José Eduardo Gramani no piano popular

*LINK para o vídeo da proposta

César de Almeida Braga

Concertos

CONCERTO DE ABERTURA EM HOMENAGEM A RICARDO KUBALA

*LINK para o vídeo do concerto

Sonia Ray e Eliane Tokeshi (Produção)

CONCERTO 1

*LINK para o vídeo do concerto

Trombone e Piano Brasileiros

Filipe dos Santos Alexandrino, Fabio Carmo Placido Santos

Duo Invenções

Antônio Carlos Guimarães, Isabele Alves

CONCERTO 2

*LINK para o vídeo do concerto

Estilos ponteado e misto no repertório de cordas dedilhadas do século XVI e XVII

Dagma Cibele Eid

Ciaccone de Bach – Diálogos entre passado e presente

Mariana Costa Gomes

Mudanças de intenção na métrica musical por meio de superimposição rítmica com ênfase na bateria

Eduardo Cabrera Nali

Convidado 1

Emiliano Sampaio

CONCERTO 3

*LINK para o vídeo do concerto

Mulheres Compositoras para Violão: repertório barroco e brasileiro do séc. XX

Thaís Nascimento Oliveira

Obras Inéditas para Instrumentos de Percussão Brasileira no Contexto da Música de Concerto

Vitor Lyra Biagioni, Leonardo Souza Pedro

CONCERTO 4

*LINK para o vídeo do concerto

Prole do Bebê n.1: Sonoridade e Imaginação na obra para piano de Heitor Villa-Lobos

Vicente Della Tonia Junior

Dialogando com métricas ímpares em performance ao vivo

Thiago Camargo Rojo Silva

Convidado 2

Bruno Mangueira

CONCERTO 5

*LINK para o vídeo do concerto

Música Brasileira para Flauta em Câmara

Patrícia Cristhina Alonso Machado, Mônica Picaço

Novos caminhos para a performance da bateria através da interação com sons eletroacústicos

Sílvia Patrícia Calixto de Lira Sant’ Ana

CONCERTO 6

*LINK para o vídeo do concerto

Três Obras brasileiras para violoncelo solo

Isabele Alves

Folguedos Imaginarius

Ricardo Vieira da Costa, Felipe Gomes de Freitas

Exploração tímbrica, gestual e a interação com sons eletroacústicos nas obras Momentos #1 e Reflexos #1 de Cesar Traldi

Cesar Traldi, Mariana Aparecida Mendes

Convidado 3

Fausto Borém

Convidada 4

Renata Amaral