Anais do PERFORMUS’19 – VII Congresso Internacional da ABRAPEM
SUMÁRIO
ÍNDICE
CONTENTS
Recital-Palestra
Recital-Ponencia
Lecture-Recital
HUB GOIÂNIA
Appalachian Spring de Copland-Stanley: Um estudo sobre transcrição de repertório, redução para piano e recursos orquestrais do piano
Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves
VIDEO
Análise de notações musicais a partir da escuta da obra Cartas Celestes Nº 2 de Almeida Prado
Myrian Aubin
VIDEO
Questões interpretativas na Sonata nº 3 para violino e piano de Almeida Prado
Luciana Caixeta, Fernando Corvisier
VIDEO
Superinterpretando G. P. Telemann: Um contraponto entre suas Fantasias e as pinturas de A. Watteau
Felipe Amorim
VIDEO
Transformações no repertório da banda de música brasileira
Fernando Vieira da Cruz, Rafael Cardoso
VIDEO
HUB CAMPINAS
Desmontagem “Uji – O Bom da roda”: Música e corporalidade revelando percursos para uma dramaturgia do músico-atuador
Eduardo Conegundes de Souza
VIDEO
Estratégias de montagem da peça Praia de Gustavo Bonin: Processo colaborativo entre compositor e intérprete
Marta Brietzke, Gustavo Bonin
VIDEO
Marcos Salles e Flausino Vale: A música brasileira para violino solo e os 24 Caprichos de Nicolò Paganini
Álisson Berbert
VIDEO
Notas sobre o Samba de uma nota só
Marcelo Gomes, Paulo José de Siqueira Tiné
VIDEO
Primeiras obras brasileiras para viola solo: Sonata op.11 de Marlos Nobre e Divertimento de José Guerra Vicente
Emerson De Biaggi
VIDEO
Relação compositor/intérprete: O Chamado do Anjo, para flugelhorn/trompete solo
Pedro Santos de Azevedo
VIDEO
Somos todas loucas: Uma reflexão sobre a representação da mulher em obras e canções de teatro musical brasileiro
Deborah Ferraz Gontigo
VIDEO
Transcrição e leitura musical em Braille: O papel da musicografia Braille na performance pianística
Fabiana Bonilha
VIDEO
HUB NATAL
Criando um vídeo para O Caldeirão dos Esquecidos: Desafios e soluções para a performance ao vivo com projeção de animação
Mariana de Moraes Holschuh, Rucker Bezerra de Queiroz
VIDEO
Eletrônicos, acústicos e composição: Três vias convergindo em uma performance musical
Sílvia Patrícia Calixto L. Sant’Ana, Magno Altieri C. de Sousa, Cleber da S. Campos, César A. Traldi
VIDEO
HUB SALVADOR
“ColaboraSons em ComposiSom”: Criação colaborativa como estratégia para elaboração de texturas tímbricas resultantes da interação entre baixo elétrico e piano acústico
Gilmario Bispo, Luciane Cardassi
VIDEO
HUB FLORIANÓPOLIS
Prelúdio da Suíte BWV 997 de J. S. Bach para alaúde: Subsídios para uma performance historicamente orientada ao violão
Vitor Souza
VIDEO
HUB BOGOTA
Africanias na obra de Francisco Mignone
Jeison Andrés Riveros Vargas
VIDEO
Comunicações
Ponencias
Paper Presentations
HUB GOIÂNIA
A Matriz DJunker como técnica gestual aplicada à transição da performance e qualidade sonora da banda de música militar
Ivair Gomes da Silva, David Bretanha Junker
Anos 1950: Sobre a música brasileira de concerto “para” violão
Clayton Vetromilla
Canção de Câmara: Implicações interdisciplinares na preparação para a performance musical do cantor lírico
Daniele Briguente, Sonia Ray
Características de uma guitarra campeira: Uma análise sobre a obra Esse Jeito de Domingo de Luiz Marenco
Mateus Moraes
Discurso musical do século XVIII: Articulações e correspondência nos motivos rítmicos
Beatriz Carneiro Pavan
Dois Momentos Nordestinos de Calimério Soares sob o viés da prática reflexiva de três alunos e uma professora
Rosiane Lemos Vianna, Cristina Capparelli Gerling
Formação do bandolim brasileiro: Investigação e propostas
Fernando Duarte
Jarreau Frevô Five de Fausto Borém: Organização da prática no contrabaixo
Leonardo Lopes, Alfredo Ribeiro da Silva
Música para piano solo e piano a 4 mãos de compositores brasileiros contemporâneos: Um projeto de difusão
Denise Andrade de Freitas Martins, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil
Silas Barreto, Radegundis Feitosa
O processamento da informação para a resposta motora na leitura à primeira vista
Mirna Azevedo Costa
Os efeitos vocais de Elis Regina em Upa, Neguinho de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnier: Um instrumento de protesto
Alfredo Ribeiro da Silva, Leonardo Lopes
Os sete pilares da técnica pianística
Laura Boaventura Melo, Cristina Capparelli Gerling
Particularidades dos golpes de arco usados por Ricardo Herz e Nicolas Krassik
Mathilde Tania Fillat, Esdras Rodrigues Silva
Possibilidades técnicas que os instrumentos da família da flauta doce ofereceram nos últimos 50 anos
Alfredo Zaine, Sonia Ray
HUB CAMPINAS
A noção de ecologia na prática musical de Arthur Kampela
Ledice Fernandes Weiss
A obra para violão de Lina Pires de Campos
Kauê Marques Paiva, Paulo Cesar Martelli
Aprender brincando: Elementos lúdicos nos arranjos de um projeto de ensino coletivo de violino
Sofia Leandro, Ketlyn Pinheiro, Victor Emanuel Sousa
Avaliação em música: Reflexões acerca da percepção e avaliação da performance musical
Samanta Santos
Cistros e guitarras do Século XVIII: Um estudo repertorial aproximativo
Luciano Souto
Decompor, sequenciar, adequar: O estudo musical como um projeto
Laís Fernandes dos Santos, Alfeu Rodrigues de Araújo Filho, Flávio Apro
Duo de violino e percussão: Interfaces entre performance, ensino e pesquisa
Sofia Leandro, Bruno Soares Santos
Maracatu na bateria: Uma análise da performance do baterista Nenê em Maracatu de Egberto Gismonti
Christiano Galvao
O contrabaixo elétrico no samba: Um estudo comparativo entre performances de Luizão Maia e Sizão Machado
Lebar Leandro Barsalini, Bruno Coppini
O lead trumpet da Banda Mantiqueira sob os pontos de vista de Nahor Gomes e Nailor Azevedo “Proveta”
João Luiz Januário Lenhari, Paulo Adriano Ronqui
O Pequeno Concerto para violino e cordas (2008) de Edino Krieger: Uma análise de características estilísticas, idiomáticas e interpretativas
Bruna Caroline de S. Berbert, Emerson Luiz de Biaggi
O timbre como recurso expressivo: A colaboração criativa de Toninho Horta em dois fonogramas de João Bosco e Aldir Blanc
André Carreiro
O trombone baixo no período clássico: Aspectos históricos e interpretativos
Fransoel Decarli, Paulo Adriano Ronqui
Pesquisa sobre técnicas de estudo mental na preparação para a performance musical
Everton Amorim, Eliane Tokeshi
Procedimentos rítmicos utilizados por Lula Galvão em Sambou… Sambou, de João Donato: A influência de João Gilberto e Baden Powell
Victor Rocha Polo
HUB NATAL
4 Epigramas de José Henrique Lins para Voz e Piano
Claudia Cunha
Contribuições do choro para a o ensino da prática de conjunto
Marco Cézar de Oliveira, Ezequias Oliveira Lima
ENCOMUN- Produção e Realização do 1º Encontro de Música Contemporânea de Natal
Joana Holanda, Fabio Presgrave, Cleber Silveira Campos
O ouvinte como elemento construtivo da performance musical
Caio Victor de Oliveira Lemos
O uso do trombone baixo, tenor e alto na obra Música para Trombones e Percussão de Estércio Marquez Cunha: Considerações para sua preparação técnica
Rogério Vicente, Ranilson Bezerra de Farias
Técnicas percussivas no contrabaixo em duas obras do repertório armorial: Toré de Antônio Madureira e Jurema Encantada de Danilo Guanais
Aírton Fernandes Guimarães Filho
HUB SALVADOR
Similitudes e recorrências estilísticas entre trompetistas de Olinda e Recife durante a execução do frevo de rua
Érico Veríssimo Carvalho de Oliveira, Ayrton Müzel Benck Filho
HUB FLORIANÓPOLIS
Aspectos intrínsecos e extrínsecos na etapa final da preparação de um flautista para um recital acadêmico: Um estudo exploratório
Clara Letícia N. Correia, Regina Antunes T. dos Santos
La autoevaluación como destreza indispensable para la performance musical
Gabriela Conti
Métodos de ensino para contrabaixo: Considerações para a performance
Mauricio Souza
Mudança notacional em transcrição da guitarra barroca para o violão: Um estudo de caso da obra Marizapalos, de Francisco Guerau
Wagner Tiburtino Nazeazeno Silva
Perspectivas de deliberação na prática pianística de um competente
Regina Antunes Teixeira dos Santos, Michele Mantovani
HUB BOGOTÁ
El carángano, guandú y la marimba de pierna: Instrumentos em vía de extinción de la región Caribe colombiano
Andrea Trujillo