VII CONFERENCE Performus'19 – Proceedings

SUMÁRIO
ÍNDICE
CONTENTS

Recital-Palestra
Recital-Ponencia
Lecture-Recital

HUB GOIÂNIA

Appalachian Spring de Copland-Stanley: Um estudo sobre transcrição de repertório, redução para piano e recursos orquestrais do piano
Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves
ABSTRACT
VIDEO

Como Souza Lima estudava piano: Reflexões sobre o estudo pianístico a partir de hábitos de João de Souza Lima conforme narrados por Mário de Andrade
Fernando Vago Santana, Cindy Helenka Alves
ABSTRACT
VIDEO

Equilíbrio entre razões matemáticas e harmônicos: A proporção dos pontos de contato em instrumentos uma orquestra de cordas
Ricardo Dourado Freire
ABSTRACT
VIDEO

Interação entre performance, escuta ativa e experiência estética em uma obra contemporânea erudita brasileira
Myrian Aubin
ABSTRACT
VIDEO

Performance e edição de música contemporânea brasileira para contrabaixo
Sonia Ray, Ricardo Dourado Freire, Werner Aguiar
ABSTRACT
VIDEO

Questões interpretativas na Sonata nº 3 para violino e piano de Almeida Prado
Luciana Caixeta, Fernando Corvisier
ABSTRACT
VIDEO

Superinterpretando G. P. Telemann: Um contraponto entre suas Fantasias e as pinturas de A. Watteau
Felipe Amorim
ABSTRACT
VIDEO

Transformações no repertório da banda de música brasileira
Fernando Vieira da Cruz, Rafael Cardoso
ABSTRACT
VIDEO

HUB CAMPINAS

Desmontagem “Uji – O Bom da roda”: Música e corporalidade revelando percursos para uma dramaturgia do músico-atuador
Eduardo Conegundes de Souza
ABSTRACT
VIDEO

Estratégias de montagem da peça Praia de Gustavo Bonin: Processo colaborativo entre compositor e intérprete
Marta Brietzke, Gustavo Bonin
ABSTRACT
VIDEO

Marcos Salles e Flausino Vale: A música brasileira para violino solo e os 24 Caprichos de Nicolò Paganini
Álisson Berbert
ABSTRACT
VIDEO

Notas sobre o Samba de uma nota só
Marcelo Gomes, Paulo José de Siqueira Tiné
ABSTRACT
VIDEO

Primeiras obras brasileiras para viola solo: Sonata op.11 de Marlos Nobre e Divertimento de José Guerra Vicente
Emerson De Biaggi
ABSTRACT
VIDEO

Relação compositor/intérprete: O Chamado do Anjo, para flugelhorn/trompete solo
Pedro Santos de Azevedo
ABSTRACT
VIDEO

Somos todas loucas: Uma reflexão sobre a representação da mulher em obras e canções de teatro musical brasileiro
Deborah Ferraz Gontigo
ABSTRACT
VIDEO

Tecnofagia: A Multimodal Rite
Luzilei Aliel
ABSTRACT
VIDEO

Transcrição e leitura musical em Braille: O papel da musicografia Braille na performance pianística
Fabiana Bonilha
ABSTRACT
VIDEO

HUB NATAL

Criando um vídeo para O Caldeirão dos Esquecidos: Desafios e soluções para a performance ao vivo com projeção de animação
Mariana de Moraes Holschuh, Rucker Bezerra de Queiroz
ABSTRACT
VIDEO

Eletrônicos, acústicos e composição: Três vias convergindo em uma performance musical
Sílvia Patrícia Calixto L. Sant’Ana, Magno Altieri C. de Sousa, Cleber da S. Campos, César A. Traldi
ABSTRACT
VIDEO

HUB SALVADOR

“ColaboraSons em ComposiSom”: Criação colaborativa como estratégia para elaboração de texturas tímbricas resultantes da interação entre baixo elétrico e piano acústico
Gilmario Bispo, Luciane Cardassi
ABSTRACT
VIDEO

HUB FLORIANÓPOLIS

Prelúdio da Suíte BWV 997 de J. S. Bach para alaúde: Subsídios para uma performance historicamente orientada ao violão
Vitor Souza
ABSTRACT
VIDEO

HUB BOGOTA

Africanias na obra de Francisco Mignone
Jeison Andrés Riveros Vargas
ABSTRACT
VIDEO

Reflexões em torno da corporalidade, presença cênica e sonora a partir da experiência de interpretação de música para mídias mistas
Daniel Leguizamon, Laura Cubides
ABSTRACT
VIDEO

HUB HALTDALEN

Livre improvisação no contrabaixo elétrico: Novas avaliações estão prontas
Celio Barros
ABSTRACT
VIDEO

Comunicações
Ponencias
Paper Presentations

HUB GOIÂNIA

Agitata da due venti: O discurso central de Vivaldi-Goldoni (1735), o discurso subliminar de Cecilia Bartoli (2009) e o discurso do discurso subliminar de Kimichilia Bartoli (2015)
Fausto Borém

A Matriz DJunker como técnica gestual aplicada à transição da performance e qualidade sonora da banda de música militar
Ivair Gomes da Silva, David Bretanha Junker

Anos 1950: Sobre a música brasileira de concerto “para” violão
Clayton Vetromilla

Apreciação e performance em uma abordagem analítica e interativa de diferentes ouvintes das Cartas Celestes nº 2 de Almeida Prado
Myrian Aubin, Aline Silveira

Canção de Câmara: Implicações interdisciplinares na preparação para a performance musical do cantor lírico
Daniele Briguente, Sonia Ray

Características de uma guitarra campeira: Uma análise sobre a obra Esse Jeito de Domingo de Luiz Marenco
Mateus Moraes

Discurso musical do século XVIII: Articulações e correspondência nos motivos rítmicos
Beatriz Carneiro Pavan

Dois Momentos Nordestinos de Calimério Soares sob o viés da prática reflexiva de três alunos e uma professora
Rosiane Lemos Vianna, Cristina Capparelli Gerling

Formação do bandolim brasileiro: Investigação e propostas
Fernando Duarte

Jarreau Frevô Five de Fausto Borém: Organização da prática no contrabaixo
Leonardo Lopes, Alfredo Ribeiro da Silva

Música para piano solo e piano a 4 mãos de compositores brasileiros contemporâneos: Um projeto de difusão
Denise Andrade de Freitas Martins, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra

O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil
Silas Barreto, Radegundis Feitosa

O processamento da informação para a resposta motora na leitura à primeira vista
Mirna Azevedo Costa

Os efeitos vocais de Elis Regina em Upa, Neguinho de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnier: Um instrumento de protesto
Alfredo Ribeiro da Silva, Leonardo Lopes

Os sete pilares da técnica pianística
Laura Boaventura Melo, Cristina Capparelli Gerling

Particularidades dos golpes de arco usados por Ricardo Herz e Nicolas Krassik
Mathilde Tania Fillat, Esdras Rodrigues Silva

Possibilidades técnicas que os instrumentos da família da flauta doce ofereceram nos últimos 50 anos
Alfredo Zaine, Sonia Ray

“Tocar, compor, arranjar e… Da capo!”: A construção de uma linguagem idiomática em um repertório crossover para o contrabaixo acústico
Fausto Borém

HUB CAMPINAS

A noção de ecologia na prática musical de Arthur Kampela
Ledice Fernandes Weiss

A obra para violão de Lina Pires de Campos
Kauê Marques Paiva, Paulo Cesar Martelli

Aprender brincando: Elementos lúdicos nos arranjos de um projeto de ensino coletivo de violino
Sofia Leandro, Ketlyn Pinheiro, Victor Emanuel Sousa

Avaliação em música: Reflexões acerca da percepção e avaliação da performance musical
Samanta Santos

Cistros e guitarras do Século XVIII: Um estudo repertorial aproximativo
Luciano Souto

Decompor, sequenciar, adequar: O estudo musical como um projeto
Laís Fernandes dos Santos, Alfeu Rodrigues de Araújo Filho, Flávio Apro

Duo de violino e percussão: Interfaces entre performance, ensino e pesquisa
Sofia Leandro, Bruno Soares Santos

Maracatu na bateria: Uma análise da performance do baterista Nenê em Maracatu de Egberto Gismonti
Christiano Galvao

O contrabaixo elétrico no samba: Um estudo comparativo entre performances de Luizão Maia e Sizão Machado
Lebar Leandro Barsalini, Bruno Coppini

O lead trumpet da Banda Mantiqueira sob os pontos de vista de Nahor Gomes e Nailor Azevedo “Proveta”
João Luiz Januário Lenhari, Paulo Adriano Ronqui

Pequeno Concerto para violino e cordas (2008) de Edino Krieger: Uma análise de características estilísticas, idiomáticas e interpretativas
Bruna Caroline de S. Berbert, Emerson Luiz de Biaggi

O timbre como recurso expressivo: A colaboração criativa de Toninho Horta em dois fonogramas de João Bosco e Aldir Blanc
André Carreiro

O trombone baixo no período clássico: Aspectos históricos e interpretativos
Fransoel Decarli, Paulo Adriano Ronqui

Pesquisa sobre técnicas de estudo mental na preparação para a performance musical
Everton Amorim, Eliane Tokeshi

Procedimentos rítmicos utilizados por Lula Galvão em Sambou… Sambou, de João Donato: A influência de João Gilberto e Baden Powell
Victor Rocha Polo

Renúncia ao sacrifício: Uma perspectiva de profundidade de conexões na virtuosidade artística em The Complete Piano Etudes de Philip Glass
Letícia Fais

HUB NATAL

4 Epigramas de José Henrique Lins para Voz e Piano
Claudia Cunha

Contribuições do choro para a o ensino da prática de conjunto
Marco Cézar de Oliveira, Ezequias Oliveira Lima

ENCOMUN- Produção e Realização do 1º Encontro de Música Contemporânea de Natal
Joana Holanda, Fabio Presgrave, Cleber Silveira Campos

O ouvinte como elemento construtivo da performance musical
Caio Victor de Oliveira Lemos

O uso do trombone baixo, tenor e alto na obra Música para Trombones e Percussão de Estércio Marquez Cunha: Considerações para sua preparação técnica
Rogério Vicente, Ranilson Bezerra de Farias

Técnicas percussivas no contrabaixo em duas obras do repertório armorial: Toré de Antônio Madureira e Jurema Encantada de Danilo Guanais
Aírton Fernandes Guimarães Filho

HUB SALVADOR

Filho similitudes e recorrências estilísticas entre trompetistas de Olinda e Recife durante a execução do frevo de rua
Érico Veríssimo Carvalho de Oliveira, Ayrton Müzel Benck Filho

HUB FLORIANÓPOLIS

Aspectos intrínsecos e extrínsecos na etapa final da preparação de um flautista para um recital acadêmico: Um estudo exploratório
Clara Letícia N. Correia, Regina Antunes T. dos Santos

La autoevaluación como destreza indispensable para la performance musical
Gabriela Conti

Métodos de ensino para contrabaixo: Considerações para a performance
Mauricio Souza

Mudança notacional em transcrição da guitarra barroca para o violão: Um estudo de caso da obra Marizapalos, de Francisco Guerau
Wagner Tiburtino Nazeazeno Silva

Perspectivas de deliberação na prática pianística de um competente
Regina Antunes Teixeira dos Santos, Michele Mantovani

HUB BOGOTÁ

El carángano, guandú y la marimba de pierna: Instrumentos em vía de extinción de la región Caribe colombiano
Andrea Trujillo