Anais do PERFORMUS’24 – XII Congresso Internacional da ABRAPEM
SUMÁRIO
Resumos: Palestras e Mesa Redonda
Palestra 01: Uma sanfona de corpo inteiro: música, circo, criação e performance
Lívia Mattos (Artista e pesquisadora, Mestre pela UNESP)
Palestra 02: Porto Iracema das Artes: 10 anos de navegações musicais
Mona Gadelha (Coordenadora do Centro de Música do Porto Iracema de Artes – Fortaleza)
Mesa Redonda: O corpo em cena na Performance Musical
Catarina Domenici (UFRGS), Cássia Carrascoza (USP – Ribeirão Preto), Fernando Llanos (UFG)
Mediador: Fábio Cintra (USP)
Concerto 01
Danças e corporeidade na música de Roberto Di Marino: the Nightfall e Suite II para flauta e violão
Leonardo Loureiro Winter (UFRGS), Marcos Vinícius Araújo (UFRGS)
Dissoluções – 2 Improvisos Corporais
Herivelto Brandino (EMESP e Faculdade Santa Marcelina), Rebeca tadiello pinho (USP)
Suíte de José Vieira Brandão e Sonata de Marco Padilha: duas obras para viola de arco solo
Jessé Máximo Pereira (UFMG)
Grupo de trompetes da UNICAMP: a performance de 3 obras brasileiras
Adenilson Telles (UNICAMP), Daniel Moraes Cavalcante (UNICAMP), Fábio César do Espírito Santo Cerqueira (UNICAMP), Paulo Adriano Ronqui (UNICAMP), Jefferson Roberto Anastácio (UNICAMP), María Fernanda Aparecida Belchior (UNICAMP)
Concerto 02
O Corpo em Cena: Interações entre Percussão, Recursos Visuais e Tecnologia na Performance Musical
Cleber Campos (UFRN), Cesar Traldi (UFU)
Amarildo Nascimento (USP)
Improvisações: Concerto para duo de bateria e tambores de moldura
Vitor Lyra Biagioni (UNICAMP), Gustavo de Oliveira Lavandeira (UFU)
Cenas sonoras de corpo inteiro
Ana Fridman (USP), Catarina Domenici (UFRGS), Rogério Costa (USP) e Cesar Traldi (UFU)
Concerto 03
After Ando’s Church on the water, de Samuel Peruzzolo-Vieira para violão solo
Leonardo Kaminski
As transcrições para voz e violão das canções de Lorenzo Fernandez
Caroline Peres (UFMG), Anderson Reis (UFMG)
Villa-Lobos: Ciranda das Sete Notas
Marcos Vinicius Taveira (USP), Mauren Frey (UFPel)
Arley Sidney Raiol Rodrigues (USP)
Exploração Gestual em Obras para Flauta e Vibrafone
Cesar Traldi (UFU), Geisa Cerqueiro Felipe (UFU)
Concerto 04
Leonardo de Oliveira Rocha (USP)
Igor Caracas de Souza Maia (USP), Carlos Eduardo Samuel Torres Miranda de Villela
Violão em colaboração na música mista
Sérgio Vitor de Souza Ribeiro (UFMT), Danilo Rossetti (UFMT)
Livio Bruno Sousa de Almeida (UNICAMP)
Grabriela Machado e grupo: Equilibrando no Acupe
Gabriela de Mello Machado (UFBA)
Concerto 05
Mudanças de paradigmas na performance harpística
Paola Baron (FTMSP)
Obras para Fagote Solo de Francisco Mignone
Ricardo Aurélio de Oliveira (USP)
A construção da performance de “Três Canções Paraguayas en Guarani” (1972) de Nicolás Pérez-González
Caroline Peres (UFMG), Renato Mendes Rosa (UFMG)
Alberto Tavares Dias (UFPA/UNICAMP), Leandro Isaac Motta (UNICAMP)
Concerto 06
Monan Bittencourt (UNESPAR), Norton Dudeque (UFPR)
Conexões entre processos tecnológicos, pictóricos e musicais: performances com o violão GuiaRT
Sebastián Miguel Barroso (UFMG), Renato Mendes Rosa (UFMG / IFMG), Sérgio Freire Garcia (UFMG), Eduardo Campolina (UFMG)
Música latino-americana para viola e piano
Luciana Noda (UFPB), Iberê Carvalho (OSSA)
Liduino Pitombeira: Ajubete Jepê Amô Mbaê
Marcos Vinicius Taveira (USP), Guilherme Bose (UNB), João Paulo Farias Nery (UNB)
Rossini Xavier (UFG) e Gleyson Andrade (UFG)
Recital-Palestra 01
As múltiplas vozes da minha voz-corpo: experimento em trio para saxofone, voz-eletrônica e cuíca
Barbara Mendonca Blasques Galan (USP)
Cássia Carrascoza Bomfim (USP), Danilo Rossetti (UFMT / UNICAMP)
Recital-Palestra 02
Mauren Frey (UFPel), Juan Carlos Rossi
Jefferson Roberto Anastácio (UNICAMP), Paulo Adriano Ronqui (UNICAMP)
Recital-Palestra 03
Dainer Schmidt (UFRGS)
Um relato autoetnográfico da gravação de Cantares para Airton Barbosa de Aylton Escobar
Fábio Curry (USP)
Recital-Palestra 04
Colaboração compositor-performer em Goiânia: fluxo para clarineta e piano de Vitor Rocha Silva
João Vitor Cardoso Guimarães (UFG), Vitor Rocha Silva (UFG), Ricardo Dourado Freire (UNB), Sonia Ray (UFG)
O processo colaborativo na concepção de Zefiros para fagote solo de Alexandre Lunsqui
Fábio Curry (USP)
Recital-Palestra 05
Mateus Santin Mendes (UNICAMP), Alexandre Zamith Almeida (UNICAMP)
Técnica de oitavas na Sonata op. 2 de Brahms: revisão bibliográfica e aplicação prática
Dersu Almeida Soares (USP), Eduardo Henrique Soares Monteiro (USP)
Recital-Palestra 06
Lucas Herrera Andrade Diniz (USP), Austeclinio Lopes de Farias (USP), Cássia Carrascoza Bomfim (USP)
Dialogia em Notas Irresponsáveis para trio de flautas transversais de Bruno Kiefer
Leonardo Loureiro Winter (UFRGS), Ariel Alves (UFRGS), Dainer Schmidt (UFRGS)
Casa do Faroleiro – para Zabumba e Berimbau de Boca
Herivelto Brandino (EMESP / FASM)
Recital-Palestra 07
Monan Bittencourt (UNESPAR), Norton Dudeque (UFPR)
Investigações idiomáticas e organológicas da escaleta: um processo de autoaprendizagem
André Luiz Martinez Sant’Anna (USP), Ana Luisa Fridman (USP)
Recital-Palestra 08
Leandro Isaac Motta (UNICAMP)
Recursos técnicos comuns à obras brasileiras e estrangeiras para contrabaixo solo
Victor Luiz Soares Santos (UFG), Sonia Ray (UFG)
Recital-Palestra 09
O uso da técnica mindfulness na diminuição da ansiedade na performance musical
Rafael Santos (UFG), Sonia Ray (UFG)
Luísa Campelo de Freitas (USP), Yuri Calixto Federsoni, Mateus Salles Nogueira, Bruno Millan (UNESP)
O Movimento corporal na aula de piano e o uso da pedagogia Dalcroze
Heeyamoni Behal (USP) e Fátima Corvisier (USP)
Filipe Andre Lopes Vaz (UNESP) e Regina Amaral (UNIOESTE)
Weliton de Carvalho (UDESC), Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo (UDESC) e Eduardo Erik Trojan (UDESC)
O gesto e a sua implicação na execução dos clusters da Sonata nº 3 para Piano de Almeida Prado
Iully Araujo Benassi (USP) e Fernando Crespo Corvisier (USP)
Qual corpo toca? diálogos entre ação pianística e práticas somáticas
Weliton de Carvalho (UDESC) e Valeria Maria Fuser Bittar (UDESC)
Gabriel Lopes Brandão (USP) e Eduardo Henrique Soares Monteiro (USP)
O Processo OICT+A: uma proposta metodológica para transcrição e aquisição de vocabulário
Elder Thomaz da Silva (UFMG / UFU) e Pedro Francisco Mota Júnior (UFMG)
A construção de um solo: análise da improvisação de Claudio Roditi em Velas
Elder Thomaz da Silva (UFMG / UFU)
Bruno da Silva Ghirardi (USP)
Imaginários fluídos: um corpo que cria
Letícia Maia Durante (UA) e Pedro Yugo Sano Mani (UNICAMP)
Pyero Talone (UMKC)
MYRAGE, para saxofone tenor, vídeo e eletrónica: escritos sobre a colaboração compositor-performer
Jorge Sousa (UA), Henrique Portovedo (UA) e Rúben Borges
Integração de Corpo e Voz como metodologia a ser aplicada na formação de cantores, em sala de aula
Maria Silvia Nicolato Peixoto (UNIRIO)
Gustavo Pinheiro (UNB) e Bruno Mangueira (UNB)
Padrões de acompanhamento ao violão de João Gilberto, em quatro faixas de LPs de 1958 e 1960
Marcos Vinícius Marques Magalhães (UNB) e Bruno Mangueira (UNB)
João Victor Rodrigues Vilela (UNB) e Bruno Mangueira (UNB)
A Canção de Câmara e a Relação entre Corpo e Voz: compreendendo o senso comum através de narrativas
Margot Lohn Kullock (USP) e Luiz Ricardo Basso Ballestero (USP)
A tecnologia e o corpo: dados e desafios durante a pandemia
Thayná A. B. Xavier (USP), Paulo Egídio Lückman (UEM) e Rael Bertarelli Gimenes Toffolo (UEM)
Paula Cordeiro (UFMG) e Alfredo Ribeiro (UFMG)
A potencialidade didática do Capricho Polonês (1949) de Grażyna Bacewicz
Nathália Gidali (USP) e Eliane Tokeshi (USP)
A relevância das danças barrocas na interpretação do Cravo Bem Temperado de J. S. Bach
Pedro Brack Aguilar (USP) e Eduardo Henrique Soares Monteiro (USP)
O Violone Vienense / Uma Revisão Bibliográfica
Gustavo Mazon Finessi (USP)
Perspectivas Históricas e Contemporâneas sobre Interpretação Musical: Do Romantismo à Atualidade
Alexandre Fontainha Ficarelli (USP)
Estudo da articulação ao Violão: Desenvolvimento do legato a partir do tratado de Carl Czerny
Felipe Afonso (UNICAMP) e Robson da Silva (UNICAMP)
Aplicação do dedo mínimo da mão direita na técnica para violão no Prelúdio nº2 de Heitor Villa-Lobos
Thales Wesley Dantas da Silva (UFSJ)
Felipe Afonso (UNICAMP) e Robson da Silva (UNICAMP)
Adailson Cássio da Silva Araújo (UFRGS) e Marcos Vinícius Araújo (UFRGS)
Felipe Alysson Herbert Da Silva (UFRGS) e Daniel Wolff (UFRGS)
Daniel Parente Nogueira (UNICAMP) e Danilo Rossetti (UFMS)
Monan Bittencourt (UNESPAR) e Norton Dudeque (UFPR)
Concepções de Performance da Obra Tension Coins para Percussão Múltipla e Sons em Mídia Fixa
Rubens Rogério Scottá Júnior (UFU) e Cesar Adriano Traldi (UFU)
Improvisação semiestruturada: horizontalidade e decolonialidade na criação musical colaborativa
Gilberto Assis Rosa (UFG), Isaac Santos Lobo (UFG) e Nicolas Deretti Wolowski (UFG)
Pesquisa Artística e Performance Musical: uma investigação em andamento
Marta Macedo Brietzke (USP) e Mario Videira (USP)
Lívio Bruno Sousa de Almeida (UNICAMP)
Aspectos estilísticos da performance de Guello ao pandeiro
Mateus Espinha Oliveira (UEMG)